terça-feira, 22 de junho de 2010

Quanto custa um bom futuro?

É hora de não só rever nosso planejamento de carreira, mas de reavaliarmos nossas escolhas para ver se a vida está tomando o rumo que nós queremos que ela tome.
E, nessa avaliação, devemos refletir o valor que nossas decisões agregam à nosso futuro.
Teremos também que nos perguntar se os nossos investimentos em livros, faculdades, estão não só bem feitos, mas desses investimentos estamos tirando vantagens competitivas, para agregar valor ao nosso futuro?

Onde está a verdadeira crise?

Essa crise é grave, atinge o nosso país, porém temos um mercado interno forte, capaz de termos impactos pequenos na proporção do tamanho da nossa economia.
Porém, nós vivermos em crise, pois não conseguimos controlar nossos gastos e com isso consumimos desenfreada mente, e com isso vivemos devendo.
A conseqüência disso é que não nos sobra na realidade nada, invibialisando toda e qualquer proposta de investimento em algo melhor no futuro.
Agora eu paro e pergunto: Onde está a verdadeira crise?

Criatividade competitiva

Não basta só está só se qualificando, pois a faculdadequese faz, o livro que se ler, o congresso que se vai, outras pessoas estão fazendo a mesma coisa e o que vai fazer a diferença vai ser a maneira criativa que eu vou usar para colocar o meu conhecimento em prática.

E, sem nenhuma dúvida é essa maneira criativa que vai me colocar em um local diferenciado no mercado de trabalho.

O custo da realização

Todos nós sonhamos, alguns de nós planejamos, mas pouquíssimos entre nós conseguimos realizar os nossos sonhos pois nosso orçamento tem que está de acordo com o nosso planejamento estratégico.
Sonhamos mas a nossa motivação para poupar acaba na primeira esquina, na vitrine da butique, no carro que eu poderia adiar um pouco a sua compra para não comprometer as minhas finanças, e as vezes em coisas que eu nem gosto mas como é moda eu acabo consumindo.
É muito difícil se controlar, mas a motivação para poupar tem que vim da experança gerada por dias melhores.
Devemos gerar riquezas e consumir de forma que não atrapalhe nem a geração de nossas riquezas e que não atrapalhe a viabilidade do que está nos gerando riquesa.

A arte de se relacionar

Hoje, estamos diante de um mundo globalizado, com pessoas que defendem suas opiniões como sendo absolutamente corretas, valores como defendidos com unhas e dentes; e isso muitas vezes dificulta e desgasta relações em qualquer àrea de nossas vidas prejudicando assim o nosso crescimento pessoal, espiritual e até profissional.
Muitas pessoas dizem que lidar com pessoas é complicado e realmente é, porém poucas pessoas param para refletir e pensar como podem lidar mellhor com as pessoas.
Temos e defendemos nossos pontos de vista, porém devemos ouvir e refletir sobre as opiniões das outras pessoas isso nos proporciona muitas oportunidades de crescimento.
Porém, nunca devemos aceitar nada sem refletirmos sobre o ponto de vista que nos está sendo exposto.

Carreira empreendedora

Eu vejo muitos profissionais exelentes que não ganham o que merecem apesar de prestar um ótimo serviço à sociedade, não conseguem se impor e dar o valor que seu próprio serviço tem.
Tem que se fazer um marqueting para mostrar o valor do seu trabalho para poder impor um bom preço.
Encontrar não só um público que queira o seu serviço, mas que valorize o seu produto.
Em um ponto de venda, ou seja em um local que valorize o seu produto e que ele seja visto como um servicço diferente.
E você tem que investir muito bem no seu produto para que o seu maqueting surta todo o efeito do mundo.

Humildade, o segredo do sucesso

De nada adianta ter uma graduação, uma pós, um doutorado e não ter humildade. Principalmente em um mundo globalizado como o nosso com inúmeras informações circulando a mil por hora, com conceitos surgindo e outros sendo descartados.
Devemos ouvir os mais velhos e os mais novos, podemos aprender com todos, mas aprender sempre é o segredo dos vencedores.
Quem tem humildade para ouvir tem um diferencial competitivo.
Ter um carro do ano, um celular da moda, uma roupa da moda é bom e é saudável, porém, o ser humano não pode ser rotulado pelo fato de ter ou não um determinado produto, e é por isso que nós estamos deprimidos pois rotulamos as pessoas não pelo caráter mas pelo que ele tem.
Quem tem humildade tem mais oportunidade de crescimento.

Tudo para não dar certo

Na vida temos muitos motivos para desanimar e desistir, muitos desafios que são grandes demais, muitas angústias, vivemos em depressão. Porém temos que seguir e buscar forças em Deus para continuar e quando essa busca de forças acontece nossos obstáculos não somem, nossa dor não diminui, mas nós adquirimos um animo novo para seguir em frente em busca de nossos ideais.
A dor é grande, mas nós não podemos nunca desistir e temos que valorizar o nosso maior bem, a nossa vida, pois só temos uma e não podemos nos acomodar e temos que ir além, ou seja, ser uma pessoa melhor, trabalhar melhor, nos relacionar melhor, para fazer a vida valer a pena e dar mais vida a nossa vida.

Ética, um sentimento que dar sustentabilidade

Hoje, só se fala em sustentabilidade se referindo a natureza, mas a sustentabilidade precisa está intimamente ligado as relações sociais, a economia e à todos os assuntos que envolvem a nossa sociedade.
À paritr dessa idéia é que o homem precisa planejar o futuro para se ter um mundo mais sustentável não só no que diz respeito a ecologia mas a todos os aspectos da vida humana.
É preciso ter gente com uma mentalidade sustentável, reciclando conceitos e conhecimentos, mas nunca pensando isoladamente e compreendendo que estamos visando uma sustentabilidade e é impossível pensar em sustentabilidade sem pensar em um coletivo.
É possível em um mundo capitalista pensar em sustentabilidade se o amor verdadeiro for uma moeda de troca com grande valor, onde a partir dela possamos conseguir ser muito bem pago vendo um meio ambiente mais respeitado, um mercado mais respeitado e conseqüentemente um ser humano mais respeitado e respeitador.

De quem é a culpa?

Muitas coisas dão errado em nossa vida, e muitas vezes acabamos reclamando, dizendo que a culpa é dos outros, do governo, da equipe de trabalho, e nos esquecemos do essencial, de olharmos para nós mesmos e nos avaliar como pessoas, integrantes de grupos sociais e até mesmo como profissionais.
É hora de pensarmos sim como podermos melhorar mas não pensando só no aumento do salário, de conquistar mais um cliente, de ser promovido, tudo isso é muito importante, mas é consequencia de nossa melhora que, se não ser reconhecido pelo chefe, vai ser reconhecida pela empresa do concorrente e o concorrente vai acabar te contratando e dando o reconhecimento que você merece. é difícil, mas não é impossível. Para isso você deve sempre usar o seu network e assim ser visto pelo mercado.